A Associação tem por objetivo principal divulgar o pensamento de Bento de Jesus Caraça, dando a conhecer a sua Vida e Obra, organizando e participando em iniciativas que promovam a cultura integral em prol das comunidades, através da divulgação das humanidades, das ciências e das artes nas suas diversas expressões.

Visita à Exposição “Desconstruir o Colonialismo..."

11.30

A Associação Bento de Jesus Caraça convida os seus Associados, familiares e amigos a participar numa visita guiada à exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo Português em África: Mitos e Realidades” patente no Museu Nacional de Etnologia.

Visita guiada pela Prof. Doutora Isabel Castro Henriques 

Museu Nacional de Etnologia

Colóquio "Timor-Leste: Resistir é Vencer!"

18.00 horas

Realizou-se dia 12 dezembro 2025, na Sede da ABJC, o Colóquio "Timor-Leste: Resistir é Vencer!", com intervenções de Luís Cardoso, Takas, e Ana Gomes. ACEDA AOS VÍDEOS a partir das 00:00 horas de 20-12-2025:

SEDE da ABJC: Rua Jaime Batalha Reis, 1-E, 1ºD 1500-679 Lisboa (Benfica)

Acta de constituição da UCML

Em 22 de Maio de 1933, constituiu-se em Lisboa a "União Cultural «Mocidade Livre»" que promoveu, logo no dia 25 do mesmo mês, nas instalações da Universidade Popular Portuguesa, a conferência inaugural de Bento de Jesus Caraça, intitulada "A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo".

Vemos, ouvimos e lemos - Não podemos ignorar (*)

A Associação Bento de Jesus Caraça, ciente dos valores que a inspiram, na esteira da vida e do percurso intelectual e cívico do seu Patrono, não pode ficar indiferente ao genocídio que está a ser cometido contra o Povo Palestiniano.

A gravidade da situação, salientada no relatório da 60.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, de 16 de setembro de 2025, que se disponibiliza aqui, não admite a indiferença.

Sede inaugurada

Conforme programado, procedeu-se nesta data à inauguração da Sede da Associação Bento de Jesus Caraça.

Com a presença de cerca de 50 associados, a sessão iniciou-se com uma breve intervenção do Presidente da Direção, Mário Simões Teles, a que se seguiu a do Presidente da anterior Direção, Luís Saraiva, abordando ambos as (prolongadas) diligências para a obtenção deste espaço junto da C.M. Lisboa.

Sede ABJC

O dia em que nasceu a Ciência

Publicamos o texto da conferência "O dia em que nasceu a Ciência", de João Caraça, integrada na série que a Fundação Calouste Gulbenkian organizou sob o título genérico "Nas Fronteiras do Universo" e que incidiu sobre as observações astronómicas de Galileo Galilei.
FCG

10 Maio 1933

Na noite de 10 de maio de 1933, mais de 50.000 pessoas acorreram à Opernplatz, em Berlim, correspondendo aos apelos das SA nazis ("Sturmabteilung" ou Divisão de Assalto) e da Liga dos Estudantes Alemães Nacional-Socialistas (NSDStB) Aí se desenrolou, como em muitas outras cidades alemãs, a queima de milhares de documentos e livros etiquetados de “anti-alemães”.
ABJC

Sons & Imagens

Aceda AQUI a alguns registos sonoros e videográficos evocativos de Bento de Jesus Caraça.
Seleccionámos registos identificados nos Arquivos da RTP, prevendo-se o progressivo enriquecimento dessa lista.

Contributos

Conheça em ABJC/Contributos intervenções e transcrições de debates organizados no âmbito das atividades da Associação Bento de Jesus Caraça e de estudo e interpretação da relevância do nosso Patrono na vida cultural, científica e cívica do nosso país e dos seus reflexos na atualidade.

Novos textos (set.2025): "Bento Caraça Grande Educador" por Ruy Luís Gomes e "Um aspecto da acção escolar do Professor Bento Caraça" por A. M. Sá da Costa.

ABJC

NOTÍCIAS/INICIATIVAS

A Associação Bento de Jesus Caraça promove iniciativas que visam a promoção da cultura integral dos seus associados e de quantos nelas participam, enriquecendo o seu conhecimento e experiências.

4. Informação ABJC 25 NOV 2025

1. Já acessível a intervenção do general Pedro Pezarat Correia no colóquio Angola - os meninos à volta da fogueira.
2. Na 1.ª semana de dezembro, oiça o podcast "A Saúde em estado crítico", da autoria de Jaime Mendes.
3. Dia 4 de dezembro, na Sede da ABJC, "O Eclipse Total do Sol de 2026", pelo prof. Luís Miguel Carolino.

Colóquio "Angola - os meninos à volta da fogueira", por Pezarat Correia

18.00 horas

Com grande participação, realizou-se dia 21 de novembro o colóquio intitulado "Angola - os meninos à volta da fogueira", da autoria de Pedro Pezarat Correia, que abordou a descolonização e a independência de Angola, proclamada há 50 anos, às 23 horas de 11 de novembro de 1975.

ACEDA AO VÍDEO 
 

Sala Polivalente da Biblioteca Palácio Galveias, Lisboa

2ª sessão do Seminário Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo

15.00 horas

Teve lugar no dia 13 de novembro, na sede da ABJC, a 2ª sessão do Seminário Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo, dinamizado por Olga Pombo.

Como anteriormente referido, o objectivo do seminário é constituir um grupo de estudo para compreender, discutir, comentar o texto em causa de Bento de Jesus Caraça.   

Sede da ABJC

Conversas na Sede n.º 2 - "O Apagão de 28 de abril de 2025"

17.00 horas

Com a participação de António Mota Redol e José Medeiros Pinto, estas Conversas na Sede n.º 2 abordaram o tema do "Apagão de 28 de abril de 2025".
O Apagão na Península Ibérica teve início às 11.33 do dia 28 de abril de 2025, afetando Portugal continental, Espanha peninsular, Andorra e o sudoeste de França, registando-se ainda alguns problemas na rede elétrica europeia. 

Sede ABJC

Hora Legal na União Europeia

Legislação da UE relativa às mudanças de hora sazonais
A mudança de hora na primavera e no outono na Europa é uma prática recorrente que data de antes da existência da UE.

A UE legislou sobre a hora de verão pela primeira vez em 1980, adotando uma diretiva destinada a coordenar as práticas nacionais existentes, a fim de contribuir para assegurar o bom funcionamento do mercado único.

Sede da ABJC

VIDA DE BENTO DE JESUS CARAÇA

Pode aceder aqui a dados da Vida de Bento de Jesus Caraça e da sua época. Figura relevante do tempo que viveu, Bento Caraça deixou uma marca inequívoca e singular na sociedade, como Cidadão e como Intelectual.

Bento de Jesus Caraça nasce em Vila Viçosa

Data

Nasce na Rua dos Fidalgos, em Vila Viçosa, numa dependência do Convento das Chagas, filho de Domingas da Conceição Espadinha e de João António Caraça, trabalhadores rurais da Casa de Bragança. Em julho, a família muda-se para a Herdade da Casa Branca, propriedade de Jerónima de Albuquerque, na freguesia do Montoito, concelho do Redondo. 

Escola Primária de Vila Viçosa

Data
1907

A proprietária da Herdade da Casa Branca, Jerónima de Albuquerque, conhecedora dos invulgares dotes intelectuais de Bento Caraça, inscreve-o na escola primária de Vila Viçosa.

Regicídio

Data

A 1 de Fevereiro, o rei D. Carlos e o filho primogénito D. Luís Filipe foram mortos no Terreiro do Paço, no regresso de Vila Viçosa. Os autores dos disparos, Manuel Buíça e Alfredo Costa, foram abatidos no local. O príncipe D. Manuel, ligeiramente ferido, foi aclamado rei aos 18 anos.

Implantação da República

Data

A 5 de Outubro de 1910, a República é proclamada em Lisboa, alastrando rapidamente a todo o país e às colónias. O rei e a família real fogem para Gibraltar.

Ida para o Liceu em Santarém

Data
1911

Completado com distinção o exame de instrução primária em Vila Viçosa, Bento Caraça matricula-se no Liceu Central de Sá da Bandeira, em Santarém, situado nos antigos Paços Reais, onde funcionara o Colégio da Companhia de Jesus e, mais tarde, o Seminário Patriarcal

No Liceu Pedro Nunes, em Lisboa

Data
1914

Bento de Jesus Caraça termina a 1.ª secção do curso geral dos liceus no Liceu de Santarém e prossegue os estudos no Liceu Central de Pedro Nunes, em Lisboa. 
 

Portugal entra na Grande Guerra

Data

A Alemanha declarou guerra a Portugal na sequência do apresamento de 72 navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados em territórios portugueses.
Na realidade, desde 1914 que se verificavam tensões militares com tropas alemãs nas colónias portuguesas.

Morre Jerónima de Albuquerque

Data
1917

Jerónima de Albuquerque morre precocemente, deixando em testamento ao marido a Herdade da Casa Branca. A protecção pecuniária a Bento Caraça escasseia e torna-se incerta. 

Fátima

Data

Em tempos de carências, fome, agitação social e revoluções, lutas políticas, mortandades nas frentes de guerra, surgem as aparições de Fátima, relatadas por três pastorinhos.