A Associação Bento de Jesus Caraça dedica às independências das ex-colónias portuguesas um ciclo de colóquios sob o tema geral “Da Casa dos Estudantes do Império à criação da CPLP”.
Organizado na Biblioteca Palácio Galveias este ciclo pretende assinalar, de modo necessariamente breve, o processo de descolonização, que foi um dos temas mais contenciosos do período revolucionário vivido por Portugal após 25 de abril de 1974, em estreita relação com as consequências herdadas da guerra colonial e, designadamente, com a chegada de milhares de portugueses que viviam nas ex-colónias.
Com esta iniciativa, que assinala o 50.º aniversário da descolonização, pretendemos aprofundar o conhecimento do que se passou, das suas origens e consequências.
Longe vai o tempo em que se negavam os Ventos da História e em que a repressão era a única linguagem considerada na relação com os povos colonizados.
Hoje, cada país pode lutar pelas suas próprias prioridades e os caminhos para as resolver, com as dificuldades e os conflitos que herdámos, mas seguros das nossas vontades.