Versões digitais de Obras de Bento de Jesus Caraça

A obra multifacetada de Bento de Jesus Caraça marcou a sua época e permanece valiosa e apelativa muitos anos após a sua morte. 

De inegável valor cultural e científico, os textos de Bento Caraça continuam hoje a identificar questões e problemas,  assinalar  intervenientes e apontar orientações - procurando sempre, com inequívoca integridade intelectual, enriquecer a cultura individual e coletiva.

Os textos de Bento de Jesus Caraça constituem um valioso património que nos propomos defender e divulgar. Daí a decisão de, gradualmente, colocarmos online esses trabalhos, devidamente acompanhados por notas e observações que possam contribuir para a sua melhor compreensão.

Nesta página, pretendemos identificar as obras de Bento de Jesus Caraça já publicadas em versão digital, anunciando também, desde já, a futura edição de outros textos.

No MENU passou também a figurar o acesso direto a esta página (versões digitais).

 

Polémica AS-BJC

OB001

POLÉMICA ANTÓNIO SÉRGIO - BENTO CARAÇA

Versão digital: 12 fevereiro 2025

Foi no número de Novembro de 1945 da revista Vértice que apareceu uma nota crítica que virá a desencadear uma das polémicas mais interessantes, em Portugal, no domínio da história e filosofia da ciência e que opôs dois espíritos dos mais lúcidos da intelectualidade portuguesa, António Sérgio (1883-1969) e Bento de Jesus Caraça (1901-1948).

Aceda AQUI ao guião dessa polémica.

 

https://associacaobentodejesuscaraca.pt/node/569

OB002

A CULTURA INTEGRAL DO INDIVÍDUO - PROBLEMA CENTRAL DO NOSSO TEMPO

Versão digital: 24 fevereiro 2025

A Cultura Integral do Indivíduo - problema central do nosso tempo é, sem dúvida, um texto essencial e central da obra de Bento de Jesus Caraça.
Mantivemos a ortografia usada pelo Autor e conjugámos o texto com algumas notas de natureza historiográfica e biográfica.

Aceda AQUI ao texto integral da conferência de Bento de Jesus Caraça, proferida na Universidade Popular Portuguesa em 25 de maio de 1933 e reeditada nos Cadernos Seara Nova de setembro de 1939.

 

 

OB005

RABINDRATH TAGORE

Versão digital: prevista para JUNHO de 2025

 

Duas Defesas

OB003

DUAS DEFESAS

Versão digital: 17 março 2025

Em agosto de 1946, a Comissão Central do MUD (Movimento de Unidade Democrática) denunciou as manobras e os negócios realizados pelo governo de Salazar para conseguir ser aceite na ONU apesar do seu carácter anti-democrático. 
Essa denúncia levou à imediata perseguição dos dois signatários que eram funcionários públicos, os Profs. Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça. Num rápido "processo disciplinar", iniciado em 9 de setembro e decidido em 7 de outubro, o governo de Salazar demitiu dois dos mais relevantes intelectuais e académicos portugueses. Mas estes assumiram corajosamente a sua defesa e publicaram os seus principais elementos documentais num opúsculo intitulado DUAS DEFESAS - que agora se reedita em versão digital, completada com alguma informação suplementar. 

Aceda AQUI ao texto:

Documento

 

Evariste Galois

OB004

A VIDA E A OBRA DE EVARISTO GALOIS

Versão digital: 15 abril 2025

Évariste Galois morreu aos 20 anos, vítima de um duelo em que se viu envolvido.
Como escreveu Bento de Jesus Caraça, Galois, "nalgumas poucas páginas deixou matéria suficiente para revolucionar profundamente as matemáticas modernas. Sem ele, o caminho do desenvolvimento das Ciências Matemáticas teria sido outro."
O valor da obra de Galois tem que ser apreciado, não só em relação aos problemas que efectivamente resolveu, como também aos horizontes novos que abriu para a Ciência, designadamente sobre a teoria da resolubilidade por meio de radicais das equações algébricas.
A juventude de Galois também foi marcada pelo seu combate corajoso em defesa dos ideais republicanos, o que lhe valeu perseguições e prisão.
Publicamos a versão digital da conferência de Bento de Jesus Caraça proferida no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, a convite da respetiva Associação Académica, em 31 de maio de 1932, dia do centenário da morte de Evaristo Galois.

 

Galileo Galilei

OB006

GALILEO GALILEI. VALOR CIENTÍFICO E VALOR MORAL DA SUA OBRA

Prevê-se a sua publicação em SETEMBRO de 2025