
OB003
DUAS DEFESAS
Versão digital: 17 março 2025
Em agosto de 1946, a Comissão Central do MUD (Movimento de Unidade Democrática) denunciou as manobras e os negócios realizados pelo governo de Salazar para conseguir ser aceite na ONU apesar do seu carácter anti-democrático.
Essa denúncia levou à imediata perseguição dos dois signatários que eram funcionários públicos, os Profs. Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça. Num rápido "processo disciplinar", iniciado em 9 de setembro e decidido em 7 de outubro, o governo de Salazar demitiu dois dos mais relevantes intelectuais e académicos portugueses. Mas estes assumiram corajosamente a sua defesa e publicaram os seus principais elementos documentais num opúsculo intitulado DUAS DEFESAS - que agora se reedita em versão digital, completada com alguma informação suplementar.
Aceda AQUI ao texto:

OB004
A VIDA E A OBRA DE EVARISTO GALOIS
Versão digital: 15 abril 2025
Évariste Galois morreu aos 20 anos, vítima de um duelo em que se viu envolvido.
Como escreveu Bento de Jesus Caraça, Galois, "nalgumas poucas páginas deixou matéria suficiente para revolucionar profundamente as matemáticas modernas. Sem ele, o caminho do desenvolvimento das Ciências Matemáticas teria sido outro."
O valor da obra de Galois tem que ser apreciado, não só em relação aos problemas que efectivamente resolveu, como também aos horizontes novos que abriu para a Ciência, designadamente sobre a teoria da resolubilidade por meio de radicais das equações algébricas.
A juventude de Galois também foi marcada pelo seu combate corajoso em defesa dos ideais republicanos, o que lhe valeu perseguições e prisão.
Publicamos a versão digital da conferência de Bento de Jesus Caraça proferida no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, a convite da respetiva Associação Académica, em 31 de maio de 1932, dia do centenário da morte de Evaristo Galois.

OB006
GALILEO GALILEI. VALOR CIENTÍFICO E VALOR MORAL DA SUA OBRA
Prevê-se a sua publicação em SETEMBRO de 2025