Seminário Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo

Em breve: 

Seminário Bento de Jesus Caraça - A Cultura Integral do Indivíduo. Problema Central do Nosso Tempo

O objectivo do seminário, que será dinamizado por Olga Pombo, é constituir um GRUPO DE ESTUDO para compreender, discutir, comentar o texto em causa de Bento de Jesus Caraça.   
Tríplice objectivo que requer uma abordagem simultaneamente rigorosa e crítica. Rigorosa no sentido em que se começará por ler cuidadosamente o texto na sua totalidade, procurando identificar os conceitos e as suas articulações, reconhecer os argumentos, compreender as teses fundamentais, suas implicações e possíveis desenvolvimentos. Crítica na medida em que, sem cair na tentação de começar cedo demais a concordar ou discordar com as teses do autor (sobre isso nada há a dizer:  cada um concorda ou discorda; não é isso que interessa no trabalho crítico) 
importará extremar essas teses (conduzi-las até um ponto crítico) para ver até onde elas podem constituir focos de inteligibilidade, isto é, para ver até onde elas nos permitem pensar. 
Quer isto dizer que, num primeiro momento, o seminário terá como finalidade a análise, discussão e comentário do conceito de “cultura integral do individuo” tal como é apresentado por BJC no texto com o mesmo nome. 
Num segundo momento, o seminário procurá pensar o que é que o conceito de “cultura integral do individuo” pode querer dizer no mundo que é, hoje, o nosso.  
Do seminário poderá resultar, ou um texto unificado, síntese do trabalho realizado, ou um conjunto de vários estudos (a serem reunidos em caderno ou livro). 
Assim, apontam-se desde já os seguintes tópicos que acompanham o movimento do texto e podem servir de guias para as oito sessões previstas: 
1ª sessão - 9 outubro 2025 - Objecto e objectivo do texto. Questões metodológicas. Matemática e filosofia. (“quais são esses problemas”, “esforço de pensamento”, “análise fria e raciocinada”, “honestidade” e “recuo”, “definidos os termos, podemos agora resolver o problema posto”) 
2ª sessão - 13 novembro 2025 - Contexto e oportunidade do texto. (“o que estamos actualmente vivendo”).  O intelectual e o activista. Compreender e agir. 
3ª sessão - 11 dezembro 2025 - Procura de um fundamento para os desenvolvimentos argumentativos posteriores. (“alguma lei à qual se subordina todo o desenvolvimento que a história nos apresenta”). Progresso e contradição (“lei fundamental da vida”). 
4º sessão - 8 janeiro 2026- Análise dos argumentos políticos (“luta entre o individuo e a colectividade”, “períodos intermédios de acalmia”, “poder revolucionário duma ideia”).  
5ª sessão - 12 fevereiro 2026 - Análise dos argumentos históricos e económicos  (comercio, imprensa, ciência, burguesia, capitalismo, máquina (nota 1), trabalho, produção, consumo) 
6ª sessão - 12 março 2026 - Tarefa para uma geração. Massas e elites (“O despertar das massas” (nota 2), “a confusa questão das elites”, “como se põe agora a questão das elites?”) 
7ª sessão - 9 abril 2026 - Cultura e civilização. “O que é o homem culto?”.  
8ª sessão - 14 maio 2026 - As várias dimensões do conceito de “cultura integral do individuo”. O que pode significar hoje o conceito de “cultura integral do individuo”? 

Até ao final do mês de setembro, os interessados em participar no seminário devem enviar um email, manifestando o seu interesse, para o seguinte endereço: abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt

Lisboa, 9 de setembro de 2025 
Associação Bento de Je4sus Caraça

Sede da ABJC