COLÓQUIO – 18 de Novembro
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa)

Vai realizar-se a 18 de Novembro um colóquio, com o título “Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos: sua atualidade ontem e hoje”, onde se vai analisar e discutir o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos. De 1941 a 1948, ano do falecimento de Bento de Jesus Caraça, foram publicados 114 títulos desta coleção, alguns deles múltiplos, com uma tiragem extraordinária para a época, quase 7000 exemplares por livro. Era grande a variedade de temas abordados, repartido por sete séries: “Ciências e Técnicas”, “Artes e Letras”, “Filosofia e Religiões” e “Povos e Civilizações”, “Biografias”, “Epopeias Humanas” e “Problemas do Nosso Tempo”. O objetivo desta coleção, expresso pelo seu criador, era “prestar reais serviços aos seus leitores e, através deles, a uma causa pela qual lutávamos há muitos anos: a criação de uma mentalidade livre e de tonalidade científica entre os cidadãos portugueses”.

Com um conjunto de palestrantes conhecedores do projecto, o colóquio procurará discutir não apenas a importância do Projecto Cosmos no seu tempo, mas também a sua actualidade. O programa é o seguinte:

9.30 – 10.00 Recepção
10.00 – 10.10 Abertura – Luis Saraiva (Presidente da Direção da ABJC, CIUHCT, U. Lisboa), representante do MNHNC
10.10 – 11.00 António Pita (FLUC/CEIS20, U. Coimbra) – A polifonia da cultura: Bento de Jesus Caraça e a noção de enciclopédia.
11.00 – 11.30 Intervalo para café
11.30 – 12.20 Luis Crespo Andrade (FCSH-UNL, CHAM – Centro de Humanidades) – A Biblioteca Cosmos e as representações políticas e sociais da difusão enciclopédica.
12.20 – 13.10 Helena Neves (CEIS 20, U. Coimbra) – Raízes da Cosmos: do Monde de Barbuse à revista Litoral
13.10 – 15.00 Almoço
15.00 – 15.50 João Oliveira Duarte (IHA-Instituto de História de Arte da U. Nova de Lisboa) – Biblioteca Cosmos: um saber sofrido e subversivo
15.50 – 16.40 Joaquim Garrido (Livraria Cosmos-Edições Cosmos) – Bento de Jesus Caraça- ética semente da liberdade.
16.40 -1 7.10 Intervalo para café
17.10-18.00 Carlos Bastien (ISEG, U. Lisboa) – Os livros de economia publicados na Cosmos
18.00-18.50 Augusto Fitas (U. Évora / IHC- cehfci) – Os livros científicos publicados na Cosmos
18.50-19.00 João Caraça (Presidente do Conselho Geral da ABJC, Fundação Calouste Gulbenkian) – Encerramento do Colóquio

Inscrição

A participação está sujeita a inscrição e tem um custo de 15€ que se destina a pagar os custos da organização do colóquio, incluindo as pausas para café. Para se inscrever basta enviar uma mensagem electrónica para o endereço abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt indicando que quer participar no colóquio, e anexando o comprovativo da transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0027 00085552 130 93).