Passeio no Tejo

Pensou a Direção da Associação Bento de Jesus Caraça voltar a realizar os Passeios no Tejo realizados no fim da década de 30 e início da década de 40 do século passado por um conjunto muito diversificado de opositores ao Estado Novo, que conseguiram assim, naquele local e naquele tempo, encontrar um espaço de liberdade, de diálogo e de fraternidade.

O contexto hoje é bastante diferente, mas o essencial dos objectivos desses passeios mantém-se, nomeadamente poderem os associados estarem num espaço de convívio e de troca de ideias, ao mesmo tempo que se relembram outros tempos, bem mais difíceis, vividos por Bento de Jesus Caraça e todos aqueles que, de um modo ou outro, resistiam ao Estado Novo.
Nesse sentido decidiu a Direção da Associação, realizar experimentalmente um primeiro passeio, no dia 21 de Julho, de Vila Franca de Xira à Póvoa de Santa Iria, antecedido de um almoço em Vila Franca. Tudo correu da melhor maneira, o passeio de barco, que durou 3 horas, foi muito agradável, todos tiveram a oportunidade de descansar, conversar e gozar a viagem em si.

Tendo tido êxito este passeio, a Direção está a pensar repeti-lo, desta vez alugando a totalidade da lotação do barco para os associados (na viagem que fizemos, havia muitas outras pessoas para além das da Associação). Por isto haverá um sistema de inscrições, com o pagamento da viagem antecipada. Oportunamente será comunicado o valor das inscrições, mas para terem uma ideia dos preços, que são bem modestos, para esta viagem que fizemos cada adulto pagou 8,12 euros. Embora ainda não haja uma data determinada, está a pensar-se que seja em Outubro. Também mal a possamos definir, a comunicaremos aos associados.