Aniversário do nascimento de
Bento de Jesus Caraça

Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901, em Vila Viçosa. A Associação Bento de Jesus Caraça, cujo objectivo maior é o de divulgar a sua obra e promover a prática das suas ideias, não podia deixar de lembrar esta data. Bento de Jesus Caraça foi um ilustre professor universitário, matemático insigne e cidadão exemplar. Bento de Jesus Caraça é exemplo de um lutador teimoso e incansável em prol do que, na sua circunstância, achava importante, e que pode resumir-se no objectivo de conseguir para cada um e para todos, em sentido amplo, uma vida verdadeiramente digna de se viver.

Evocar a data de nascimento de Bento de Jesus Caraça é também lembrar a actualidade do seu pensamento. Como ele diz «O que o mundo for amanhã é o esforço de todos nós que o determinará. Há que resolver os problemas que estão postos à nossa geração e essa resolução não a poderemos fazer sem que, por um prévio esforço do pensamento, procuremos saber, por uma análise fria e raciocinada, quais são esses problemas, quais as soluções que importa dar-lhes – saber donde vimos, onde estamos, para onde vamos» (A Cultura Integral do Indivíduo: problema central do nosso tempo). É com essa ideia que a Associação Bento de Jesus Caraça promove um colóquio a realizar no próximo dia 4 de Maio, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Os interessados em participar encontrarão informações adicionais neste sítio, podendo também enviar uma mensagem de correio electrónico para abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt, dando conta do seu interesse em participar.