100 anos da Universidade Popular Portuguesa (1919 – 2019)

Por ocasião do centenário da fundação da Universidade Popular Portuguesa, a Padaria do Povo, a Associação Bento de Jesus Caraça e o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, promovem uma sessão evocativa, conscientes do valor que investiu aquela instituição, moribunda a partir de 1933 quando brutalmente atacada pela ditadura do Estado Novo. Os tempos, como sempre, mudam, mas o propósito de lutar pela dignidade humana no bem-estar persiste no mundo actual.

Bento de Jesus Caraça e o Projecto Cosmos: ontem e hoje

Vai realizar-se no próximo dia 18 de Novembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, um colóquio organizado pela Associação Bento de Jesus Caraça, que se debruçará sobre Bento de Jesus Caraça e o Projecto Cosmos. Com um conjunto de palestrantes conhecedores do projecto, o colóquio procurará discutir não apenas a importância do Projecto Cosmos no seu tempo, mas também a sua actualidade.

Aniversário do nascimento de
Bento de Jesus Caraça

Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de Abril de 1901, em Vila Viçosa. A Associação Bento de Jesus Caraça, cujo objectivo maior é o de divulgar a sua obra e promover a prática das suas ideias, não podia deixar de lembrar esta data. Bento de Jesus Caraça foi um ilustre professor universitário, matemático insigne e cidadão exemplar. Bento de Jesus Caraça é exemplo de um lutador teimoso e incansável em prol do que, na sua circunstância, achava importante, e que pode resumir-se no objectivo de conseguir para cada um e para todos, em sentido amplo, uma vida verdadeiramente digna de se viver.